Uso de maconha pode reduzir fatalidades no trânsito?

Foto: Dank Depot / Creative Commons

É o que sugere um novo estudo

Nos Estados Unidos, onde em muitos estados se permite o uso de maconha para fins medicinais, o que tem provocado grandes polêmicas, um novo estudo controverso deve jogar mais lenha no debate.

De acordo com seus autores, Mark Anderson e Daniel I. Rees, a aprovacão de leis de uso de maconha para fins médicos em 16 estados também ajudou a reduzir as mortes no trânsito. Será mesmo? Baseados reduzem a velocidade?

Os autores baseiam sua tese em estatísticas compiladas usando o Sistema de Análise de Relatórios de Fatalidades, ou FARS, um banco de dados da Administração Nacional de Tráfego em Estradas. Nos 16 estados, as fatalidades no trânsito tiveram queda de até 9%.

As estatísticas do FARS não provam que as leis de maconha medicinal são a causa da diminuição de mortes no trânsito (tais estatísticas podem apenas estabelecer uma correlação), mas até o momento nenhuma pesquisa tinha sido feita para explicar a relação. Anderson e Rees oferecem algumas teorias.

Primeiro, eles sugerem que a marijuana é um substituto para o consumo de álcool. Basicamente, se as leis da maconha medicinal criam uma elevação de seu consumo, então talvez as pessoas estejam mais fumando baseados que ingerindo álcool. Isto, por sua vez, levaria a menos bêbados ao volante, o que explica a queda de fatalidades. Os autores examinaram dados que associam as leis da maconha com diminuição de drinques consumidos, especialmente na população de 20 a 29 anos de idade. Além disso, dados da Beer Institute, dos fabricantes de cerveja, mostra que as vendas de cerveja tendem a cair quando as leis da maconha entram em vigor, informa a Mother Nature Network.

Esta primeira teoria também se baseia na suposição de que dirigir bêbado é mais perigoso que dirigir “chapado”. Para tanto, os autores apontam para provas de que motoristas chapados “reduzem a velocidade, evitam manobras arriscadas e aumentam a distância dos outros carros”, informações encontradas em outras pesquisas.

Uma segunda hipótese, puramente especulativa, é que como o uso de maconha medicinal ainda não é permitido em público, usuários tendem a ficar em casa para fumar, e por consequência sofrem menos acidentes.

Fonte: Planeta Sustentável 

Anúncios

Sobre brigadasonora

Brasileiro, Corinthiano e Andarilho.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Uso de maconha pode reduzir fatalidades no trânsito?

  1. maria eduarda disse:

    vamos queima uma ponta gente…. LIBERRA NO BRASIL PORRA!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s