República Checa legalizará maconha para fins terapêuticos

Especialistas e governo tcheco concordaram que a erva pode combater doenças. Proibição do uso recreativo será mantida

Especialistas e governo tcheco concordaram que a erva pode combater doenças. Proibição do uso recreativo será mantida

Para evitar que as substâncias se desviem ao mercado negro, o governo pretende criar um registro de pacientes que têm receita para usar a droga

Nos próximos meses, a República Checa se somará ao número de países europeus, entre eles Espanha e Holanda, que utilizam a maconha para fins terapêuticos. A decisão foi tomada depois de uma discussão entre nove sociedades de médicos sobre as vantagens do uso da droga para algumas doenças. A proibição do uso recreativo será mantida.

A maconha pode ser utilizada para combater os efeitos colaterais do tratamento de câncer e aliviar a dor e sintomas da esclerose múltipla. “A opinião pública checa está do lado desta proposta e a maioria pensa que devemos colocá-la em prática”, declarou Jindrich Voboril, coordenador nacional antidroga do governo tcheco.

Foi feito um calendário para que o projeto de lei seja debatido no Parlamento antes do fim do ano. “Dissemos que sim, a maconha pode ser usada para fins medicinais, e é preciso mudar a lei”, afirmou Voboril.

Para evitar que as substâncias se desviem ao mercado negro, a República Checa pretende criar um registro de pacientes que têm receita para utilizar a maconha. “A cannabis será administrada pelo sistema de receita azul, haverá um registro eletrônico (de pacientes), e prescrição limitada”, explicou o especialista.

“Se alguém com certa quantidade é apanhado e argumenta que é para uso terapêutico, então deve demonstrar que seu nome consta no registro”, disse Voboril.

Fonte: Revista Veja

Anúncios

Sobre brigadasonora

Brasileiro, Corinthiano e Andarilho.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s