Efeito dominó: Chile também estuda descriminalização da maconha

chile-flagConhecido como o país com a política sobre drogas mais conservadora entre todos os sul-americanos, o Chile dá mostras de também estar repensando sua cultura de repressão ao uso e porte de maconha. Na última quinta-feira, inquirida sobre o tema pela Agência EFE, por conta dos últimos acontecimentos no México e na Argentina, a diretora do Conselho Nacional para o Controle de Entorpecentes chileno (Conace), María Teresa Chadwick, afirmou que o órgão estuda a elaboração de uma proposta de mudança da legislação, para que o uso de maconha não seja mais considerado crime.

“Com esta iniciativa, poderíamos descriminalizar o consumo sem legalizar as drogas. É importante que todos os países modifiquem suas legislações para que os consumidores não venham parar nas prisões, já que é preciso separar o consumo do tráfico”, afirmou a czar das drogas do Chile.

Atualmente, no Chile, qualquer pessoa que for flagrada na rua fumando ou portando qualquer quantidade de maconha pode ser processada e condenada a até 8 anos de prisão. A proposta de Teresa Chadwick sugere que o país deixe de considerar crime o uso coletivo de maconha em espaços privados, o que abriria espaço, por exemplo, para o funcionamento de cofee shops, nos mesmos moldes do que já existe hoje na Holanda.

Apesar das declarações da diretora do Conace, qualquer possibilidade de mudança nas leis chilenas sobre o assunto a curto prazo ainda é remota e distante. Ao contrário da vizinha Argentina, onde sempre houve tolerância cultural e pressão popular por mudanças na postura da sociedade frente à maconha (o consumo por lá era descriminalizado até meados dos anos 70), no Chile a postura é bem mais intransigente. Ainda assim, trata-se de um princípio de debate – num país que, até o momento, ainda não tinha se manifestado sobre os ventos de mudança que sopram nesta área em quase todos as nações do Cone Sul.

Fonte: O Globo

Anúncios

Sobre brigadasonora

Brasileiro, Corinthiano e Andarilho.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s